LEVANTAMENTO HISTÓRICO SOBRE CARROVELISMO PRODUZIDO POR BIA BOLEMAN

HISTÓRIA DO CARROVELISMO EM FRAMES

    Em 1598, na Holanda, o engenheiro e matemático Simon Stevin, a pedido do Conde Maurício de Nassau (estabelecido no Brasil, no século seguinte), construiu um verdadeiro “coletivo à vela” para reduzir o cansaço das pessoas. O coletivo era capaz de transportar 28 indivíduos por 75km, em duas horas ininterruptas. Desde então, houve uma evolução constante das velas e dos veículos como meio de transporte. Em 1898, em uma cidade belga chamada De Panne, situada nos limites da França, os irmãos André e François Dumont começaram a desenvolver velas para atingir, em competições, a maior velocidade possível. No Brasil, Lodovico Brunetti foi o pioneiro neste esporte, começou a praticar na Praia de Pitangueiras, no Guarujá-SP, em 1936. Há indícios de que, na década de 1940, algumas pessoas demonstraram interesse no Brasil por “andar sobre rodas movidas ao vento”.

Carrovelismo VALÉRIA BITENCOURT E SIMONE AMORIM























Inicio década de 1990 Neste período, Amyr Klink e Paul Gaiser percorreram a costa gaúcha em carros à vela, tipo Manta, atraindo muitos adeptos que passaram a construir seus carros, a realizar raids e competições, vindo a formar a Associação Gaúcha de Windcar em 1991. Lodovico Brunetti (SP) é o mais aficionado defensor da modalidade, promotor do intercâmbio entre construtores e esportistas europeus, o que possibilitou, aos demais esportistas o acesso às técnicas de pilotagem, às regras básicas e aos equipamentos brasileiros. Lodovico fundou a Associação Paulista de Carro a Vela-APAW e é construtor dos equipamentos. Em Santa Catarina, um grupo de pilotos liderado por Henrique Borba investiu na criação da Associação Catarinense de Carro a Vela-ACW Ainda neste período realizou-se o primeiro evento que reuniu pilotos de todo o Brasil – RS, SP e RJ. O sucesso deste evento impulsionou a realização do primeiro Campeonato Brasileiro, em Capão da Canoa-RS.



1991 Fundação da Associação Gaúcha de Windcar-AGAW que realiza os eventos oficiais do esporte nas modalidades prova de revezamento, longa distância e provas de equipe. O primeiro Raid Ecológico reuniu 22 pilotos para percorrer, em 7 dias, os 650 quilômetros entre a praia de Torres e a cidade de Chuí, no extremo sul do Estado. Com o objetivo de ampliar as fronteiras para a prática do Carro à Vela, foram realizadas duas excursões a primeira das quais ao Chile-deserto do Atacama, que, por ser um terreno muito macio, não oferecia condições favoráveis para a prática da modalidade.

1995 Fábio Trein foi campeão brasileiro estreante.
Carrovelismo VALÉRIA BITENCOURT E SIMONE AMORIM
1996 Este ano marcou a primeira participação de pilotos brasileiros em competições internacionais. No Tour D’Europe, realizado na Bélgica, França e Inglaterra durante 14 dias, Roberto Nardi e Paulo Moraes conquistam o terceiro lugar.




Paulo Moraes piloto atuante até os dias de hoje


































Kite Buggy

Hoje conhecido como Kite Buggy

Kite Buggy

Kite Buggy





























Snowkite

Snowkite







Kitebuggy

Kitebuggy

Kitebuggy






















































em construção

Comentários

  1. Belo trabalho de lavantamento histórico, parabéns! Participei do primeiro campeonato do RS acho que foi 1990. Fomos de torres a Imbé. Grande aventura, vento nordestão e média de 83km/h

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, terá um encontro final de março 25 e 26 março 2023

      Excluir

Postar um comentário